CASA DA FRATERNIDADE

Mudando Vidas

 

A Instituição Espírita Casa da Fraternidade, que acaba de completar 32 anos, foi fundada em 08 de novembro de 1987 com apoio do Movimento Espírita do Sul de Santa Catarina. Seu trabalho é voltado para toda a comunidade sem defesas de bandeiras religiosas ou doutrinárias.  A história da Casa é baseada em muito trabalho e perseverança. A Instituição mudou a vida de milhares de pessoas, pois já atendeu mais de 8 mil crianças e jovens que viviam em situação de vulnerabilidade social que se tornaram administradores, advogados, professores, cidadãos na sociedade. Além disto, formou músicos, atores, artistas que levam a cultura pela região afora e principalmente homens e mulheres de bem.

Trabalhos Atuais

 

Com passos calculados, a instituição se amplia, ano a ano, como a implantação em 2019 do projeto Geração Solidária, a fim de obter recursos e segurança financeira para o desenvolvimento dos trabalhos.  Atualmente a instituição realiza vários projetos, num conjunto de ações sistêmicas, que garantem um olhar pontual quanto ao ser humano, num processo amplo e multiplicador de ações de promoção social, prevenção da violência, diminuição de danos ou risco social e preparação para o mercado de trabalho. Sua uma proposta educacional está pautadas nos pensadores Pestalozzi e Paulo Freire, que valorizam a liberdade de expressão,  construção de pensamento crítico, autonomia, responsabilidade e cidadania. Igualmente orienta-se pelas ideias de Delors e Sathia Sai Baba na defesa da valorização do ser através de uma Educação em Valores e Direitos Humanos, a fim de construir a educação integral dos assistidos. Adota o lema “Admitir a hipótese de que cada ser humano traz em si potencialidades a serem desenvolvidas é admitir a ideia de permanente transformação.

Boi de Mamão

 

O Projeto Boi de Mamão na comunidade da UNESC  assumiu a tarefa de resgatar um boi de mamão que estava danificado e parado na Casa. Sob a orientação da professora Lenita e da professora Silemar foram muitos encontros, reformas, pesquisas, aprendizados, e com o grupo de bolsistas da universidade foi se costurando, restaurando e ressuscitando o Boi da Casa da Fraternidade. Depois de muito trabalho e ajuda de muitos voluntários aconteceu a primeira apresentação do Boi de Mamão fora da Casa da Fraternidade para a alegria das crianças que aguardavam o momento ansiosamente. O Grupo da Casa da Fraternidade participou  do 5º Encontro de Boi de Mamão da Unesc e foi selecionado no Edital Elisabete Anderle de estímulo à cultura e deverá realizar um intercâmbio em Florianópolis com o Grupo Arreda Boi no ano 2020.

 

Endereço:

R. Pedro Gomes, 740 – Lagoão, Araranguá – SC, 88900-000, Telefone: (48) 3527-0214

Homepage:

https://www.acasadafraternidade.org.br/