PRIMEIRA EDIÇÃO ARUZINE

ARUZINE  -Fanzine cultural de Araranguá e região

Desde o início de 2021 a Casa da Fraternidade (acasadafraternidade.org.br) passou a realizar algumas oficinas na Biblioteca Comunitária Semeadores do Futuro, como a Oficina de Escrita Criativa e a Oficina de Fanzine, realizadas inicialmente sob a coordenação do escritor Henrique Ferresi com adolescentes e jovens da cidade. Essas oficinas contam com o apoio de estudantes e voluntários como Francisco Diello, da Jornalista Juliana Oliveira, da artista visual Catia Hahn, e também de estudantes e professoras da UFSC Araranguá e da UFRGS. Essas atividades culminam na criação de uma publicação cultural na cidade chamada ARUZINE, em formato Fanzine.

O Fanzine é uma publicação independente, não profissional e não oficial, produzida por entusiastas de uma cultura particular para compartilhamento de interesses comuns. Por isso é tão agradável ao gosto dos jovens.

Em Maio de 2021 a Oficina de Fanzine recebeu apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) por meio do projeto de extensão “Intercâmbio artístico-cultural entre a UFSC e a Casa da Fraternidade em Araranguá/SC” (em execução entre 01/05/2021 e 31/03/2022), coordenado pela Professora Elaine Virmond, integrado pela técnica-administrativa em educação Carla Renata Martins (Setor de Apoio ao Estudante), por estudantes de graduação da UFSC Araranguá, e também pela Professora Letícia Rocha Machado (ex-professora visitante da UFSC Araranguá e atualmente professora da UFRGS), além de colaboradores e alunos da Casa da Fraternidade.

Nesse projeto a UFSC trabalhou em conjunto com a Casa da Fraternidade para, dentre outras atividades, dar apoio ao desenvolvimento do ARUZINE em formatos impresso e digital. Para isso, foram realizadas oficinas de capacitação de colaboradores e alunos da Casa da Fraternidade para a elaboração e divulgação dos conteúdos em formato digital visando à divulgação de atividades culturais promovidas por ambas as instituições e outros atores culturais de Araranguá e região.

O Fanzine ARUZINE e outros conteúdos são divulgados também no Instagram: https://www.instagram.com/mapeando_ara/ e https://www.instagram.com/aruzine_/.

Postagens relacionadas: